Mastigação pode causar rugas?

Nem sempre a idade avançada é a unica causa das rugas, marcas de expressão e daquele famoso e indesejado “bigode chinês”.

Mastigar errado, respirar, engolir e até mesmo falar de forma incorreta podem trazer sérias consequências para a pele e acelerar um processo de flacidez e aparecimento de rugas e marcas no rosto.

 

 

Você sabia que abrimos e fechamos a boca até duas mil vezes ao dia, quando nós falamos, mastigamos ou deglutimos?

 

A região temporo-mandibular é uma das mais usadas de todo nosso corpo.
Movimentos repetitivos, incluindo o bruxismo, podem comprometer essa articulação através da contração exagerada dos músculos, afetando a aparência da pele.

Mas o contrário também se aplica, uma diminuição do tônus muscular e/ou uma ptose excessiva da face. Além de prejudicar a estética do rosto, podem influenciar diretamente na qualidade da mastigação, deglutição e da fala.

 

Então o que fazer para prevenir o bigode chinês?

 

Existem intervenções consideradas simples, que podem corrigir problemas até então sem solução para muita gente.
Através uma avaliação precisa é possível observar a posição dos dentes e verificar a presença de desgastes.

Nem sempre é possível prevenir totalmente a flacidez do rosto através de procedimentos estéticos. Por isso é necessário que o tratamento seja iniciado internamente, na boca, para que os resultados ocorram na pele.

O uso de aparelhos ortodônticos, cirurgias ortognáticas e aplicação de facetas ou coroas podem ser indicados dependendo de cada caso, para garantir um rosto livre de rugas, vincos, papadas e bigode chinês.

Procedimentos avançados e minimamente invasivos, como botox e preenchimentos, também são ótimos aliados para preservar a juventude da pele. Eles podem proporcionar resultados ainda mais eficazes quando agregados à tratamentos ortodônticos.


O diagnóstico correto é essencial para o sucesso do tratamento e uma pele livre de rugas!

 

Por isso é importante procurar um dentista especialista em harmonia orofacial, para que possa analisar suas características e indicar a melhor solução para você.

Através de procedimentos avançados, a Harmonização Orofacial promove o equilíbrio estético-funcional e  harmonia de toda a face, sempre mantendo a naturalidade individual de cada um e potencializar sua beleza.

 

Gostou desta dica? Então deixe seu comentário!

E para conhecer um pouco mais sobre Harmonização Orofacial, se inscreva no meu canal do YouTube e também me siga no Instagram para acompanhar meu dia a dia.

Até o próximo post,