Você está visualizando atualmente Contorno e aumento dos lábios com PREENCHIMENTO LABIAL
Os efeitos e indicações do Preenchimento Labial vão além da estética

Que o preenchimento labial deixa a boca linda, todo mundo já sabe.

Além de melhorar a estética, o que muitos não sabem é que o preenchimento Labial tem a sua indicação FUNCIONAL. Ou seja ele vai ajudar ou prevenir algumas situações em que o ganho será mais funcional do que estético.

 

QUAIS AS OUTRAS INDICAÇÕES DO PREENCHIMENTO LABIAL?

Pacientes com dificuldade respiratória, por ficarem com a boca aberta: com o aumento do volume do lábio gerado pelo preenchedor irá melhorar e muito o selamento ou vedamento labial e consequentemente maior lubrificação dos lábios e da gengiva.

Pacientes com dimensão vertical ou seja, pessoas com rosto mais curto e quadrado:  com o passar dos anos pelo excesso de força da musculatura da face (bruxismo) vão perdendo volume de lábios. Com o Preenchimento Labial é possível reverter os lábios, melhorando a dimensão vertical.

Melhora na dinâmica do sorriso: quando o paciente expõe muito a gengiva ao sorrir por excesso de maxila, normalmente o lábio sofre uma “inversão”. Com o preenchimento é possível diminuir a inversão labial e também pode-se associar ao uso da TOXINA BOTULÍNICA.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS DO PREENCHIMENTO LABIAL

O preenchimento labial é um procedimento estético minimamente invasivo. Ele é indicado para pessoas com que queiram melhorar o aspecto dos lábios, deixando-os mais desenhados, turgidos e volumosos.

A técnica ainda pode ajudar a amenizar as pequenas rugas que se formam ao redor da boca ou “código do barras”, presente principalmente em fumantes.

Esse tipo de intervenção estética já ficou conhecida por marcar demais a região labial. Porém, com o desenvolvimento de novos produtos e técnicas mais precisas é possível obter um resultado natural e sutil.

 

COMO É REALIZADO O PREENCHIMENTO LABIAL?

O preenchimento labial é uma técnica pouco invasiva e bastante segura. Mas antes de se submeter ao procedimento, o paciente deve saber como o mesmo é realizado.

O Preenchimento pode ser realizado no próprio consultório do médico. Após a aplicação de um creme anestésico ou anestesia local, é realizada a aplicação, normalmente utilizando o ácido hialurônico.

A substância pode ser aplicada no contorno do lábio para deixá-lo mais desenhado ou na região vermelha para dar mais volume. É importante que o procedimento seja feito em etapas e com cautela para que fique o mais perfeito e natural possível.

A aplicação leva, em média, 40 minutos sendo que o paciente pode retomar suas atividades (exceto exercícios físicos) logo em seguida. O inchaço nos lábios pode durar cerca de 3 dias e o resultado definitivo pode ser visto em duas semanas.

Algumas vezes, é recomendado que o paciente retorne dentro de alguns dias para avaliar o resultado e, se necessário, realizar refinamentos.

A grande vantagem do uso do ácido hialurônico é que ele não sofre rejeição, pois é uma molécula produzida naturalmente pelo organismo para dar sustentação a uma série de tecidos do nosso corpo.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PREENCHIMENTO LABIAL?

Dentre os benefícios que o preenchimento labial oferece, o mais expressivo deles está relacionado com a possibilidade de melhorar a estética dos lábios.

Porém são muito os benefícios do preenchimento labial com o ácido hialurônico:

  • O ácido hialurônico é absorvido pelo corpo e alguns de seus efeitos podem continuar ativos por cerca de um ano e meio após a aplicação;
  • Pelo fato do ácido hialurônico ser produzido pelo próprio organismo as chances de reação alérgica são extremamente baixas;
  • Além da questão estética, o preenchimento proporciona uma aparência mais hidratada aos lábios;
  • Permite reverter ou amenizar problemas como boca torta ou desproporcional;
  • Ameniza linhas de expressão da região da boca, não apenas dos lábios em si;
  • Diferente de preenchimentos realizados com o metacrilato (PMMA), o preenchimento realizado com ácido hialurônico pode ser revertido caso a paciente não goste do resultado.

 

ALGUNS MITOS SOBRE O PREENCHIMENTO LABIAL

USO DA TOXINA BUTOLÍNICA

Muita gente pensa que a mesma usada para amenizar as rugas da testa e dos olhos, seria utilizada para aumentar o volume dos lábios.

Porém o efeito causado por essa substância na região bucal é o de amenizar as rugas em volta da boca e não deixa os lábios mais volumosos.

BOCA COM ASPECTO ARTIFICIAL

Outro engano comum das pessoas é que o preenchimento labial deixa a boca sem expressão. No entanto, quando o tratamento é feito com o preenchedor correto e por um profissional especializado em Harmonização Facial, o efeito é sempre natural.

O ácido hialurônico, além de eliminar algumas linhas de expressão, atrai moléculas de água para induzir a formação do próprio colágeno da paciente. Assim, a hidratação e a sustentação local ficará mais firme.

EFEITO PERMANENTE

Como a ação do ácido hialurônico e do colágeno é temporária, é verdade que o preenchimento labial feito com essas substâncias precisa de manutenção periódica. O preenchimento com ácido hialurônico dura de 8 até 12 meses.

E essa é uma enorme vantagem pois ele não é permanente.

 

Lembre-se que para se obter um resultado satisfatório e natural, é importante que a aplicação seja conduzida por um profissional qualificado e especializado em harmonização facial.

O profissional deve avaliar a face e suas características para então realizar a aplicação em busca do efeito esperado.

Para saber mais sobre esse procedimento, assista o vídeo onde falo sobre o Preenchimento Labial e as principais indicações:

 

Gostou desse assunto? Então deixe seu comentário ou sua dúvida!

E para conhecer um pouco mais sobre Harmonização Orofacial, se inscreva no meu canal do YouTube. Também me siga no Instagram para acompanhar meu dia a dia.

Até o próximo post,