Você está visualizando atualmente Como os dentes tortos podem afetar a autoestima dos adolescentes?

Um dos principais motivos que mais causam bullying são os DENTES TORTOS. Um sorriso torto e o desalinhamento dos dentes pode ser motivo de piadas, agressões verbais e às vezes até apelidos constrangedores e inconvenientes.

O autor de bullying, antes de escolher alguém para praticar as agressões, observa as características da vítima, verificando se ela é tímida, de tem poucos amigos, dificuldade de se expressar e a baixo auto-estima, que  muitas vezes pode ser causada pelo mal posicionamento dos dentes.

Os alvos de bullying apresentam alguma característica física ou psicológica marcantes,
não gostam de falar no assunto e sofrem a perseguição em silêncio.

Ser zoado ou até mesmo zoar alguém, pode ser considerado normal por alguns pais, alunos e até mesmo professores. Porém, esse tipo de comportamento está longe de ser inocente.

Risadinhas, agressões, fofocas e apelidos podem influenciar negativamente a capacidade do adolescente progredir acadêmica e socialmente. Vítimas de bullying ainda podem sofrer de estresse, angústia e tem maiores chances de evasão escolar.

Além do mais, esse fenômeno pode provocar sérias consequências na vida adulta das vítimas, tais como: depressão, síndrome de panico, diminuição na autoestima, suicídio.

Por isso, a estética bucal é fundamental para resgatar a autoconfiança do adolescente.

 

O que fazer quando os dentes tortos são o problema?

Se na fase adulta é desagradável conviver com apelidos e as “zoeiras”, para os adolescentes é muito pior, ainda mais quando a causa do constrangimento são os dentes tortos. Sejam eles muito grandes, tortos, irregulares, ou qualquer problema na dentição pode de fato ocasionar algum um tipo de bullying odontológico.

Por isso uma intervenção odontológica pode diminuir o bullying entre crianças, adolescentes e adultos,
melhorando a vida social e a autoestima das vítimas.

A ortodontia pode transformar a aparência, além de melhorar a saúde bucal, pois corrige a posição inadequada dos dentes e ossos maxilares reabilitando a função mastigatória. Além disso, viabiliza a execução de outros procedimentos estéticos funcionais que melhoram ainda mais o sorriso.

Para os pacientes que tem receio de usar aparelhos e serem motivo ainda maior de chacota, a boa notícia é que hoje em dia já existem aparelhos estéticos muito discretos, como os autoligáveis e de cerâmica. Aparelhos ortodônticos estão na moda e não há motivo para ter vergonha, pelo contrário.  Após o tratamento quando o aparelho for removido, os dentes estarão  bonitos e deixaram de ser motivo de piadas e isso irá recuperar a autoestima.

Por isso, buscar ajuda de um profissional é extremamente importante, caso os dentes sejam a principal causa do sofrimento do seu filho.

 

 A Ortodontia é sem dúvida o tratamento mais indicado para essa situação!

Além de ser um tratamento para corrigir os dentes tortos, também pode prevenir diversos problemas de saúde, ocasionados pela má-higienização dos dentes que ocorre quando eles são tortos.

Não deixe seu filho sofrer bullying por causa dos dentes tortos, procure um ortodontista da sua confiança!
Ou clique aqui para agendar a sua consulta agora mesmo!

Curtiu esse post? Então deixe seu comentário ou sua dúvida!

E para conhecer um pouco mais sobre Harmonização Orofacial, se inscreva no meu canal do YouTube.
Também me siga no Instagram para acompanhar meu dia a dia.

Até o próximo post,