Você está visualizando atualmente Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

Discutindo com um colega sobre o assunto, me surgiu a dúvida se existe um motivo médico para as pessoas, ao acordarem, escovarem os dentes antes mesmo de tomarem o café.

Sendo que, após o lanche matinal, escovam de novo.

Depois de pesquisar, descobri que encontram-se dois supostos motivos para este hábito:

Se livrar o mais rapidamente do mau hálito típico do despertar (a boca fica mais seca durante a noite, facilitando a proliferação excessiva de bactérias na ausência da saliva – esta possui propriedades bactericidas).

Entre casais, isso deve ser o motivo mais recorrente.

Você reconhece os riscos de uma técnica mal feita? Saiba mais!

Devido à maior proliferação de bactérias na boca, algumas pessoas ficam com medo de engoli-las com a comida ou bebidas e prejudicar o corpo, sendo, supostamente, coerente retirá-las com a escovação antes do lanche.

Bem, no primeiro caso, é compreensível a escovação “preventiva”, obviamente. Já no segundo caso, não faz muito sentido você se preocupar com as bactérias da boca.

Ora, o dia inteiro você está engolindo saliva cheia de bactérias da cavidade bucal.

Seu corpo já se acostumou com elas indo para o trato digestivo, sendo que esses seres não irão conseguir sobreviver, em grande parte, aos sucos digestivos, especialmente ao pH extremamente baixo do estômago (muito ácido).

Então, o que é o melhor a se fazer?

Se você costuma consumir substâncias ácidas no café da manhã, como suco de laranja ou café, por exemplo, você precisa tomar mais cuidado com o momento certo para a escovação.

Escovar imediatamente após uma alimentação ácida pode significar uma escovação sobre um esmalte dental fragilizado pelo ataque ácido, o que pode danificar esse esmalte e levará ao desgaste e poderá causar sensibilidade.

Estudos mostram que leva cerca de meia hora para a saliva neutralizar os ácidos na boca e restaurar o pH neutro.

Portanto se você preferir escovar seus dentes após o café da manhã, você deveria aguardar pelo menos trinta minutos para isso, o que para a maioria das pessoas pode não ser possível.

Enquanto aguarda pelo momento ideal para a escovação, enxague sua boca com água e mastigue um chiclete sem açúcar para refrescar o hálito.

Se você não pode esperar os trinta minutos ideais, considere levar um kit com escova e creme dental com você ao sair de casa (ou mantenha um no trabalho) ou ainda, escove os dentes antes do café da manhã.

E para conhecer um pouco mais sobre Harmonização Orofacial, se inscreva no meu canal do YouTube e também me siga no Instagram para acompanhar meus próximos posts

Até o próximo post,