Você está visualizando atualmente Sleep Lines: Como evitar rugas no rosto e colo

Todos sabemos que dormir no mínimo oito horas por dia é fundamental para manter uma pele linda e um corpo descansado. Sim, isso continua sendo uma verdade!

Mas já pensou se o sono da beleza na verdade estiver afetando de forma negativa a saúde da sua pele?

O que poucos sabem é que durante essas reparadoras horas de sono podemos adquirir rugas.

Isso porque a posição que dormimos pode ter influência direta no surgimento das Rugas do sono, conhecidas como ‘Sleep Lines’.

Depois dos 30, ao encarar nossa imagem no espelho, é possível observar algumas rugas e marcas de expressão mais evidentes em um dos lados da face.

E se mesmo com hábitos saudáveis incluindo alimentação e hidratação, algumas marcas insistem em aparecer e podem ser causadas por um hábito comum e aparentemente inofensivo: dormir de lado!

Geralmente ao dormir de lado ou bruços, pressionamos o peso do corpo contra a cama e travesseiro. Conforme vamos relaxando, a pele automaticamente deslisa e acaba sendo “amassada”, muitas vezes permanecendo por horas na mesma posição.

Acordar com a “cara amassada” e perceber as marcas do sono no rosto é comum. Às vezes demoram de minutos a horas para desaparecer, mas com o passar dos anos elas podem ser definitivas.

Mas então, como podemos prevenir ou amenizar “sleep-lines”?

Alguns simples cuidados podem prevenir o surgimento das sleep lines. Confira algumas dicas que podem ajudar:

Durma como uma princesa:

Parece coisa de filme, mas um sono de princesa pode sim salvar a sua pele. Isso porque dormir de barriga para cima é a posição ideal para você permanecer com a musculatura descansada e esticada durante toda a noite.

Prefira travesseiros macios que se adaptem a anatomia do pescoço e rosto. Escolha fronhas de seda ou cetim, pois facilitam o deslizamento do rosto e diminuem o atrito e a fricção da pele com o travesseiro.

Hidrate bem a pele:

Usar cremes de hidratação e tratamento noturnos para dormir ajuda a prevenir as ‘sleep lines’. Enquanto você dorme, eles agem na sua pele, ajudando a combater o processo de envelhecimento.

E lembre-se: beber água também faz parte do processo de hidratação.

Use PADS para dormir:

As Placas de Silicone começaram a ser usados no Japão há cerca de uma década e podem ajudar a prevenir as ‘sleep lines’.

O silicone é um material que não agride a pele por isso não há contraindicação, exceto em caso de sensibilidade ao uso de produtos à base de silicone.

Os PADS agem através da ação mecânica dos adesivos na pele, que estimulam a hidratação ao esticar a pele, diminuindo a profundidade das rugas, deixando a pele mais lisa. Existe uma ampla variedade de modelos que se adaptam a região dos olhos, entre as sobrancelhas, pescoço e colo.

Procure um profissional especializado em harmonização orofacial:

Com o avanço da estética, hoje existem inúmeros tratamentos para combater as ‘sleep lines’. O ideal é associar procedimentos estéticos funcionais para conquistar melhores resultados.

Procedimentos como liftings, skinboosters e preenchimentos podem ser indicados. A aplicação do ácido hialurônico na pele estimula a produção do colágeno, promovendo uma hidratação profunda. O resultado é uma pele mais firme, renovada e livre das rugas de sono.

Para encontrar a melhor solução é importante que você procure um profissional especializado para avaliar e indicar técnicas eficientes para o seu caso.

Até breve!

 Dr Vítor Erlacher