Você está visualizando atualmente Bichectomia: Envelhece? Funciona?

Muitos de meus pacientes chegam com a dúvida sobre a bichectomia, questionando se este procedimento deixa o rosto velho ou se envelhece mais rápido? Bom, primeiro devemos entender o que é bichectomia, como ela funciona e quais os tipos de procedimento podem ser adicionados a esse tratamento para melhores resultados.

O que é?

Essa cirurgia é feita para retirar o excesso da chamada bolas de bichat, estrutura gordurosa presente na face, principalmente na área das bochechas. Esta gordura das bochechas auxiliam o bebê a mamar, nos primeiros anos de vida, mas é totalmente dispensável após o crescimento e desenvolvimento do corpo.

Todos nós temos esta gordura presente nas bochechas, e nem todo mundo se incomoda com elas,  mas ela varia de tamanho de pessoa para pessoa.

É natural que para alguns tipos de rosto a Bichectomia não é necessariamente indicada.

Qualquer um pode fazer a Bichectomia?

Como é uma cirurgia de caráter 100% estético, então qualquer pessoa que esteja descontente e queira afinar o rosto pode sim ser um possível candidato a recorrer a Bichectomia.

Saiba mais sobre lifting facial clicando aqui!

Alguns candidatos apresentam as mesmas queixas, tais como:

  • falta de harmonia do rosto
  • desconforto ao se olharem no espelho ou fotografias
  • insegurança quanto a própria aparência
  • não se sentirem confortáveis quanto ao formato do rosto e bochechas

Existe contraindicação? Bichectomia envelhece?

Não exatamente, temos que analisar o rosto de cada um individualmente. Se a pessoa já possui um rosto longo, o ideal seria não fazer a cirurgia, mas sim um preenchimento na região.

Apesar de parecer simples, deve ser realizada por um profissional competente e capacitado. Pois uma cirurgia mal feita pode causar resultados irreversíveis

Como funciona o procedimento?

A Bichectomia pode ser realizada no próprio consultório Odontológico, sendo necessária apenas a anestesia local (a mesma utilizada para extração de um dente).

É feita uma incisão (corte) de aproximadamente 1 centímetro, sendo necessário apenas 1 ponto para fechar.

Como é o pós-operatório da Bichectomia? Existe chance de complicações?

O pós-operatório é bem tranquilo, sendo necessário apenas fazer gelo no local para evitar inchaço e evitar a exposição prolongada ao sol na semana seguinte.

Também pode ser indicado medicação para esta fase, caso haja incômodo ou dor, por exemplo.

Este procedimento é mais simples do que a extração de um dente siso, e dura menos de 30 minutos para ser realizada.

Se você está pensando em considerar uma cirurgia de Bichectomia, é sempre aconselhável procurar um profissional qualificado para uma avaliação.

Até breve!

 Dr Vítor Erlacher