Você está visualizando atualmente Envelhecimento facial: Como ocorre o aumento da flacidez no rosto?

A pele é um órgão que fica constantemente exposto, e por isso é impactada pelas ações externas, que influenciam na sua aparência. O envelhecimento facial pode ser notado a partir dos 25 anos de idade, dependendo de cada pessoa. Por esse motivo, neste post falaremos sobre como ocorre o aumento da flacidez no rosto, vamos lá?

O envelhecimento facial pode ser categorizado entre intrínseco e extrínseco:

Envelhecimento intrínseco:

Este é o envelhecimento mais comum, é natural e relacionado à idade. Ele está vinculado à genética, algumas pessoas apresentam sinais mais cedo ou em maior quantidade do que outras, e tem como características a progressão gradual e leve. Isso significa que um dia todos nós teremos linhas de expressão e rugas! O envelhecimento intrínseco provoca o afinamento e ressecamento da pele.

CLIQUE E VEJA: A anatomia do envelhecimento

Envelhecimento extrínseco:

O envelhecimento extrínseco está relacionado aos hábitos físicos e alimentares, e a exposição à luz ultravioleta, sol, poluentes presentes no ar e stress. Este tipo é mais agressivo, causando manchas, engrossamento da pele, rugas e até o câncer de pele.

Neste tipo de envelhecimento a exposição ao sol pode ser mais agressiva do que fumar e estar exporto à poluição por exemplo. Também é uma característica o aspecto da pele diferente em áreas expostas e não expostas.

Para prevenir este tipo de envelhecimento, nosso melhor amigo é o protetor solar! Isso mesmo, em dias de sol ou chuva, o uso do protetor é extremamente importante, isso porque a emissão de raios UV é contante durante o ano, isso significa que o uso do filtro não está somente relacionado aos dias ensolarados. Portanto, faça uso de filtro solar diariamente, combinado?

Flacidez no rosto:

O envelhecimento facial está diretamente relacionado com o aumento da flacidez na região do rosto e pescoço. Com o tempo, a produção de colágeno diminui, além disso há a perda de elasticidade da pele, causada principalmente pelos danos que o sol promove nas fibras elásticas.

VEJA TAMBÉM: Flacidez facial x Odontologia

Na região do pescoço, a flacidez ocorre pela falta de sustentação. E o músculo da mandíbula auxilia no agravamento por fazer movimentos que puxam a pele par abaixo.

Como vimos no post, há duas formas de envelhecimento, uma podemos evitar com certos cuidados mas a outra, de fator genético e de idade, não é possível prevenir. Mas para isso, hoje existem técnicas que ajudam a amenizar os sinais de envelhecimento seja ele qual for!

A Clínica Erlacher é especialista em harmonizações orofaciais e conta com diversas técnicas de rejuvenescimento, para que cada paciente tenha um resultado personalizado! Entre em contato e agende sua consulta!