You are currently viewing Cânula ou agulha: quais as diferenças no preenchimento labial?

Na hora do preenchimento labial, é comum ainda existir a dúvida entre a cânula ou agulha. Na verdade, com o avanço da tecnologia, cada vez temos novas ferramentas à nossa disposição, e que permitem atingirmos resultados mais próximos à perfeição.

Ainda há uma grande quantidade de profissionais que usam agulhas para injetar os preenchedores, embora o uso de cânulas esteja aumentando. Tecnicamente, é muito mais difícil usar uma cânula. Uma quantidade significativa de toque é necessária para usar uma cânula, enquanto uma agulha simplesmente perfura os tecidos. 

Como a ponta de uma agulha afiada é extremamente fina, ela é essencialmente um multiplicador de força. Esta é a razão pela qual apenas uma pequena quantidade de força de impulso é necessária para canalizar uma agulha através do rosto. 

Mas as diferenças na hora de escolha da cânula ou agulha vão além, e é sobre isso que trato no artigo. Confira!

Quais as diferenças?

Primeiramente, a diferença mais óbvia entre uma agulha e uma cânula é que a ponta da agulha é afiada, enquanto a cânula é romba. 

Um dos principais problemas ao usar uma agulha para administrar preenchimento labial é a probabilidade de inchaço e hematomas após o tratamento. Uma vez que a agulha é inserida, há uma chance de que ela perfure os vasos sanguíneos sob a pele, resultando em um hematoma. 

Embora os profissionais possam tomar várias medidas e usar seu conhecimento da anatomia facial para minimizar o risco de hematomas, mesmo o mais experiente não pode garantir que um paciente definitivamente não vai machucar. 

Em contraste, uma cânula não apresenta os mesmos riscos devido à sua ponta romba. Enquanto uma agulha de pequeno orifício é usada para fazer o ponto de entrada inicial, uma vez que a cânula é inserida na pele, é muito menos provável que perfure e atravesse os vasos sanguíneos. 

Em vez disso, ele simplesmente empurra os vasos, causando menos trauma embaixo da pele e, portanto, menos chance de hematomas após o tratamento.

Quais os riscos?

Outro risco relacionado à ponta afiada da agulha não é apenas perfurar o vaso sanguíneo, mas realmente injetar o preenchimento nele. Isso pode ocasionar uma oclusão vascular que, por sua vez, pode resultar em complicações muito mais sérias. 

Novamente, existem certas medidas que os profissionais tomam para garantir que isso não aconteça. No entanto, é algo que deve ser considerado ao usar uma agulha.

O risco de uma oclusão vascular é uma das razões pelas quais muitos profissionais preferem usar uma cânula em áreas de “alto risco”, como nos lábios e ao redor dos olhos. Ao contrário de uma agulha, uma cânula não perfura nenhum vaso sanguíneo na área e, portanto, é menos provável que cause complicações graves.

Melhor resultado

Outra grande diferença entre agulhas e cânulas é que uma cânula geralmente é significativamente mais longa do que uma agulha e é mais flexível. Seu comprimento e flexibilidade significam que uma cânula permite uma distribuição mais suave e contínua do preenchimento labial. 

Também pode ser uma boa solução para pacientes que estão nervosos com as agulhas, pois são necessárias muito menos injeções. 

Uma cânula geralmente requer apenas um pequeno número de pontos de inserção, pois pode alcançar muito mais longe, o que também pode significar que o tratamento geral é menos doloroso. 

Por outro lado, uma agulha, por ser muito mais curta e rígida, deve perfurar a pele várias vezes para que o preenchimento seja aplicado em toda a área de tratamento.

Embora muitos profissionais vejam a flexibilidade e o comprimento de uma cânula como uma de suas principais vantagens, alguns também veem isso como uma desvantagem. 

Na verdade, uma agulha pequena geralmente permite mais controle e precisão, especialmente em áreas que exigem muita precisão. 

Qual a melhor escolha?

Em conclusão, os dois métodos trazem benefícios. Porém, no preenchimento labial a cânula apresenta muito mais vantagens.

Também pode ser uma questão de preferência pessoal. Alguns profissionais podem se sentir extremamente confiantes ao realizar a maioria de seus procedimentos de preenchimento labial usando apenas uma agulha. 

Gostou do artigo sobre as diferenças da cânula ou agulha? Então me siga também nas redes sociais! Lá no Instagram, no Facebook e no Youtube você vai encontrar informações relevantes sobre estética facial.

Um beijão!