Você está visualizando atualmente Como evitar erros no preenchimento labial

Não é novidade que a área da estética está em constante crescimento e evolução. Afinal, são inúmeras as possibilidades nesse mercado. Se você quer saber como evitar erros no preenchimento labial, leia o artigo até o final que contarei tudo para você.

De acordo com o censo de 2018  realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou de 17,4%, em 2014, para 49,9%, em 2018. Antes de tudo, esses dados reforçam o desenvolvimento do mercado estético e suas alternativas.

Uma das opções mais procuradas é o preenchimento labial, um procedimento complexo, que exige conhecimento científico, prática e domínio da técnica. Por isso, neste texto vamos abordar quais são os principais erros no preenchimento labial e como você pode evitá-los.

Os desafios do preenchimento labial

Primeiramente, um dos maiores desafios na minha trajetória foi encontrar um procedimento labial preciso. Nesse sentido, muitos cursos abordam apenas uma técnica, o que pode se tornar um empecilho, limitando as formas de aplicação para alcançar o resultado perfeito para todos os tipos de lábios. 

É importante lembrar que cada rosto possui suas individualidades e é a partir delas que precisamos nos guiar no momento de planejar o procedimento.

Antes de mais nada, é preciso estudar a anatomia, a compreensão sobre o produto utilizado, a escolha e o domínio da técnica, que também são fundamentais para alcançar um resultado ideal. Além disso, é necessário compreender o sistema, o envelhecimento do corpo e esclarecer ao paciente a expectativa e a realidade de seu caso em particular.

O preenchimento labial interfere na harmonização do rosto. Por isso, é importante fazer uma avaliação completa de como construir um lábio que combine com o rosto do paciente.

Dito isso, vamos entender quais são os erros mais comuns no preenchimento labial e como evitá-los?

  • Profundidade:

Ainda que você utilize a mesma quantidade de produto, qualquer disparidade na profundidade do preenchimento pode gerar diferença no resultado.

Para evitar isso, é preciso marcar a linha média e aplicar o preenchimento exatamente nos locais demarcados. É isso que irá garantir a simetria que tanto queremos.

  • Bico de pato:

O bico de pato acontece em virtude de um erro técnico de aplicação no contorno do preenchimento labial. 

Esse processo deve ser feito com agulha e aplicado na derme, uma camada superficial da pele. Pode funcionar quando aplicado com cânula também, mas oferece um risco maior de criar um “túnel” e esse preenchimento se tornar muito profundo, ocasionando o bico de pato. 

  • Excesso de produto:

Quando se coloca muito produto em uma única aplicação, o lábio nem sempre tem espaço para absorvê-lo. Nessas situações, a tendência é o produto se deslocar para uma parte próxima ao lábio onde já houve o envelhecimento da pele. O que indico é aplicar o produto gradativamente, assim você pode avaliar a cada etapa se há a necessidade de novas aplicações.

  • Escolha do produto:

O produto que indico para a realização do preenchimento labial é o ácido hialurônico. Porém, é importante ressaltar que essa substância se apresenta em diferentes espessuras. É essa diferença que pode gerar erros, como a utilização do ácido mais pesado no lábio superior. 

Nesses casos, há um grande risco de o sorriso ficar mais “baixo” e o lábio do paciente ficar mais rígido, sem mobilidade. No geral, produtos mais pesados podem ocasionar erros com mais frequência, especialmente no lábio superior.

Saiba mais sobre preenchimento labial com ácido hialurônico:

Estude e pratique

Enfim, espero que você tenha compreendido como evitar erros no preenchimento labial. Ao longo da minha trajetória fiz cursos, li artigos e pratiquei muito. Em síntese, tudo isso contribuiu e muito para minha evolução e fez toda a diferença.

Dominar uma ou duas técnicas com excelência é ótimo, mas teste várias, afinal cada indivíduo tem suas particularidades. Respeite a curva do seu aprendizado, não pule etapas e invista em seu conhecimento. Só assim você conquistará a confiança para realizar o procedimento com segurança e alcançar resultados incríveis.

Assista também:
Tudo sobre preenchimento labial e o que você precisa saber sobre o procedimento:

Um abraço e até a próxima!