You are currently viewing O que é preenchimento de olheira?

Atualmente, uma das queixas mais comuns que aparecem em meu consultório é sobre o aspecto de cansaço ao redor dos olhos, o que muitas vezes é confundido com olheiras profundas. Neste artigo vamos compreender o motivo pelo qual isso acontece e o que é o preenchimento de olheira.

Antes de mais nada, o que são as olheiras profundas? Por que elas aparecem? 

Em primeiro lugar, para compreendermos isso, preciso explicar que o que sustenta nossa face são os ossos e as gorduras profundas. Com o passar dos anos e com o envelhecimento, essas gorduras profundas murcham e se atrofiam, gerando esse aspecto de cansaço no rosto como um todo. 

Por outro lado, na região dos olhos também existe o Soof (Sub Orbicularis Oculi Fat) medial e lateral, que também sustenta a região da pálpebra inferior. Da mesma forma que nas gorduras profundas, com o passar dos anos, vamos perdendo naturalmente essa outra sustentação em função do envelhecimento. 

Para melhorar esse aspecto de profundidade, precisamos repor volume. Nesses casos, a indicação é a utilização de ácido hialurônico na região da olheira.

Mas, antes de realizar as olheiras, é imprescindível avaliar se o paciente possui o sulco nasojugal, uma linha que acompanha a olheira e dá o aspecto de cansaço. Se sim, primeiramente fazemos a reestruturação na região da bochecha e na lateral dos olhos.

Normalmente, em 70 a 80% dos casos, não se faz necessário o preenchimento de olheira em si, pois esse primeiro procedimento já consegue devolver o aspecto saudável à região dos olhos com o volume preenchido.

Por outro lado, se houver a reposição volumétrica e as olheiras persistirem, será necessário sim realizar o preenchimento de olheira.

Existem contraindicações para o preenchimento de olheiras?

Antes de mais nada, é importante entender que a região das olheiras é uma área com pouca vascularização, então possui uma drenagem ruim. Existem pessoas que naturalmente acordam com a região dos olhos inchada. Nesses casos não é indicada a utilização de ácido hialurônico. Mas, por quê?

O ácido hialurônico é uma substância que atrai água e, com a aplicação nessa região, ela naturalmente corre risco de criar uma bolsa nessa área.

Por falar nisso, a criação de bolsas pode se dar por:

  • Excesso de produto;
  • Erro de camada: o preenchimento de olheira envolve repor volume e isso deve ser feito com profundidade para alcançar o resultado. Nos casos em que há a indicação de refinamento mais superficial, indico a utilização de um produto ainda mais refinado, os quais chamamos de soft, ou produtos S, que são indicados para casos de derme superficial ou derme média.

Leia também:

Preenchimento de olheira dói?

O preenchimento de olheira é um procedimento que não precisa de anestesia, porém não é um procedimento indolor. Eventualmente podemos fazer uma anestesia para diminuir esse incômodo.

A durabilidade da região das olheiras, por utilizarmos um produto mais soft, é em torno de seis a oito meses. No caso de preenchimento na bochecha, como utilizamos um produto mais reticulado e forte, a durabilidade é maior, de 12 a 18 meses.

“Diagnóstico correto, técnica correta e produto adequado”

Portanto, nós, enquanto profissionais de harmonização facial, precisamos ter muito cuidado com a escolha do produto, porque ele também pode causar a criação de bolsas ou o efeito Tyndall, que é aquela cor azulada que fica na região e nitidamente se percebe onde foi feito o procedimento.

Assim também é necessário ter um diagnóstico de excelência, avaliando se o paciente possui perda, além de analisar qual o produto mais indicado e a técnica ideal para o procedimento.

Assista também:

Agende sua consulta clicando aqui.

Um abraço e até mais!