Você está visualizando atualmente 5 cuidados básicos para ter a pele saudável
Closeup of a beautiful woman using a moisturizing cream for skincare routine

Ter uma pele saudável e bonita é um dos grandes desejos da maioria das pessoas, independente da sua faixa etária.

O que muitas pessoas não sabem é que os cuidados que você tem com a sua pele desde muito cedo, influenciam diretamente na sua saúde e na sua aparência, principalmente no processo de envelhecimento.

E, convenhamos, quem não quer envelhecer com uma pele com um bom aspecto? 

É por isso que nesse artigo vamos listar 5 cuidados básicos que você deve manter em casa, diariamente, para que a sua pele se mantenha saudável e radiante.

Conheça a sua pele e use produtos adequados.

A sua pele é normal, seca, mista, sensível ou oleosa? Se você não souber, vamos te dar dicas para descobrir, mas se ficar na dúvida, consulte um profissional.

A Pele normal produz sebo suficiente para hidratar a pele, sem ficar oleosa e nem seca. Já a pele seca normalmente apresenta um aspecto mais opaco e sem vida, com sensação de descamação.

A Pele sensível é mais propensa a irritações e inflamações enquanto a pele mista tende a ser mais oleosa na testa e no nariz, onde há mais glândulas sebáceas, e mais seca ou normal nas bochechas.

Sabendo o tipo de pele, você pode partir para os produtos desenvolvidos especialmente para ele, evitando efeitos reversos e indesejados.

– A mista se dá bem com produtos que retiram a oleosidade na medida certa e sem deixar a área normal ressecada;

– Pele oleosa precisa de tratamento especial, devido à tendência à acne e à produção de mais óleos que o normal.

– A Pele seca deve receber hidratação redobrada.

– A Pele normal é a mais tranquila no que diz respeito à escolha dos produtos.

– Já as peles sensíveis devem receber produtos adequado à condição.

Skin care

Skin care é todo o cuidado que você tem com a sua pele. 

Todo o cosmético, sabonete, ou até rituais de limpeza que você tem com a sua pele, independente de indicação profissional ou não, é o seu skincare!

A skin care normalmente é uma rotina de cuidados diários, noturnos e diurnos composta pela limpeza e aplicação de cosméticos ideais a sua pele, como falamos no tópico anterior. Vamos te apresentar a rotina mais comum.

Limpeza: com um sabonete específico para a pele do rosto e para o seu tipo de pele.

Tonifico: tem como função higienizar e equilibrar o pH da pele para protegê-la de agressões externas.

Hidratante: restabelece e promove a hidratação da sua pele. 

Protetor solar.

A partir daí você pode adicionar o que achar válido para a sua pele como séruns, creme para os olhos, antioxidantes como a vitamina C, massagens faciais, máscaras, esfoliantes (1x por semana) etc.

Leia também: Home care na estética: como potencializar os resultados dos tratamentos.

Proteção Solar

Importantíssimo e indispensável para uma pele bonita e saudável. 

O protetor solar evita a ação dos raios UVA e UVB sobre a pele, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Fique atento: hoje em dia, é obrigatório aplicar protetor solar no rosto e no corpo mesmo que o destino não seja a piscina ou a praia. 

Acordou? Limpe a pele, hidrate e passe protetor solar.

Lembre também de escolher um protetor solar adequado ao seu tipo de pele. Hoje as opções são muitas, inclusive com cor, mais fluido e menos fluido.

Hidrate-se de dentro para fora: beba água

Quer cuidar da pele? Comece bebendo água. Isso porque a água é o hidratante mais potente e mais barato do mundo.

A água é indispensável na manutenção da umidade da pele e fornecimento de nutrientes essenciais às células. Além disso, ela reabastece o tecido e aumenta sua elasticidade, atrasando a aparência de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.

Além disso, para uma pele macia e flexível, beber uma quantidade adequada de água é mais importante do que a aplicação de cremes tópicos.

Por isso, inclua a quantidade certa de água na sua ingestão diária que deve ser de 2 a 3 litros, no mínimo.

Tire a maquiagem antes de dormir

Mais uma recomendação clássica mas que deve ser sempre relembrada: tire a maquiagem antes de dormir. O que são 5 minutinhos a mais no banheiro limpando e cuidando da sua pele?

A verdade é que poucas coisas são tão prejudiciais para a saúde da nossa pele como não remover a maquiagem antes de dormir.

Isso porque é durante a noite que as nossas células se renovam. Ou seja, deixar os poros obstruídos com impurezas durante este período acaba dificultando o processo natural de renovação e respiração da pele. 

Ficar tanto tempo com os produtos no rosto aumenta também o risco de alergias por contato, irritações, especialmente nos olhos, desenvolvimento de acne e ressecamento da pele.

Leia também: Como melhorar o aspecto dos lábios?

Tenha uma pele radiante!

Cuidar da pele é um processo diário e constante que nunca vai acabar. Pelo menos não se você quiser uma pele incrível a vida toda.

Esperamos que você tenha gostado e siga as nossas dicas para uma pele mais bonita e saudável.

Se você busca por mais conteúdos como esse, de dicas e autocuidado, siga nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo da estética!

Instituto Vitor Erlacher.