You are currently viewing A importância do conhecimento da anatomia da face

Na realização de procedimentos estéticos no rosto, é essencial ter um conhecimento profundo da importância da anatomia da face. Um simples erro de injeção pode levar a complicações graves.

A falta de compreensão do profissional da intrincada rede de músculos faciais, nervos, artérias e outros pode transformar uma técnica relativamente simples, como a aplicação da toxina botulínica ou preenchedor, em uma complicação séria.

Desta forma, é fundamental que todo profissional que atue com estética facial tenha um conhecimento profundo e completo da anatomia da face.

No artigo abaixo exploro mais este tema! Vamos conferir?

Como é o nosso rosto?

Nossa estrutura facial é feita de pele, fáscia, gordura subcutânea, ossos e músculos. Existem quarenta músculos no rosto. 

Cada um deles tem uma função específica responsável por diferentes expressões que usamos para nos comunicar. 

No processo do envelhecimento, é o rosto uma das áreas que primeiramente é impactada, a começar pela reabsorção e afinamento ósseo. 

A musculatura também começa a atrofiar e, simultaneamente, a pele também muda. Quando os ossos começam a achatar, retrair e encurtar a face, os tecidos moles começam a cair, pois o osso não consegue mais sustentá-los adequadamente. 

Portanto, isso torna crucial para os profissionais compreender a anatomia da face e o impacto do processo de envelhecimento. Assim, é possível realizar os melhores procedimentos e devolver à pessoa seu rosto jovem.

Leia também::: Botox ou preenchimento?

A anatomia da face

A face é dividida em três partes: a face superior (testa), o meio da face (que consiste na região nasal e as bochechas), e a face inferior (que consiste na boca e queixo). 

Ao realizar um procedimento de harmonização facial, por exemplo, o profissional deve avaliar cada uma das partes de forma individual e também coletivamente, para obter os melhores resultados.

As estruturas cruciais que envolvem uma variedade de procedimentos encontram-se na estrutura do rosto. 

São os vasos, dutos, nervos e glândulas faciais que ficam na face, que devem ser considerados na avaliação do tipo de procedimento que o cliente precisa ou deseja. 

Compreender as principais estruturas faciais é vital para evitar complicações graves após o procedimento, como comprometimento vascular, êmbolo ou comprometimento dos nervos. 

A evolução dos procedimentos

Nos últimos anos, o conceito de preenchimentos dérmicos evoluiu. Ele mudou de preencher linhas para criar proporções adequadas, volumização e curvas diferentes e embelezar todo o rosto. 

Por exemplo, hoje em dia as injeções em outras áreas do rosto são bastante comuns, e incluem as têmporas, áreas periorbitais, sobrancelhas, lábios, linha da mandíbula e bochechas. 

Mas, sem conhecer o conceito complexo da anatomia da face, uma variedade de coisas pode dar errado. 

Por exemplo, se injetar um preenchedor em um dos vasos, pode potencialmente causar necrose da pele ou cegueira, uma vez que esses vasos estão conectados às artérias e veias retinianas centrais e oftálmicas. 

É essencial entender que é crucial entender sua anatomia topográfica subjacente ao realizar procedimentos invasivos na face. Mas a anatomia da musculatura facial e das estruturas neurovasculares é um aspecto fundamental em qualquer procedimento de harmonização facial.

Leia também::: Quais são os benefícios dos Bioestimuladores de Colágeno para a pele?

Importância do conhecimento

Como fica claro, conhecer profundamente a anatomia da face é fundamental no processo de harmonização facial. 

Além disso, o rosto de cada cliente é único. A anatomia facial pode não ser uniforme, mas é vital considerá-la durante procedimentos cosméticos, como a injeção de preenchimentos dérmicos.

Para estar pronto para isso, você deve ter amplo conhecimento da anatomia facial. Por isso, é fundamental garantir que o procedimento de cada cliente seja realizado de forma segura e equilibrada, à medida que o seu conhecimento da anatomia facial o orienta. 

Portanto, se você está em busca de um procedimento facial, verifique quais as referências do profissional e se ele tem o conhecimento necessário. Isso garantirá o sucesso no procedimento e a certeza que você terá toda a segurança.

Espero que tenha gostado do artigo sobre a importância do conhecimento em anatomia da face. E para ter acesso a mais conteúdos sobre harmonização facial, siga também meu canal no Youtube!