Você está visualizando atualmente Pele sem manchas: Quais os procedimentos utilizados para clarear o rosto?

Uma pele sem manchas é o desejo de muitas mulheres, ainda mais quando as marcas estão no rosto. E apesar de inofensivas, muitas querem eliminá-las por questões cosméticas.

Mancha é o termo usado para designar qualquer marca na pele. Existem muitos tipos diferentes de manchas.

Os tratamentos são variados, de acordo com o tipo e intensidade da mancha. Uma boa dica é também evitar seu surgimento, com alguns cuidados diários.

No artigo abaixo, trazemos algumas informações que podem ser úteis para ter uma pele sem manchas, e quais os procedimentos para clarear o rosto. Confira!

Tipos de manchas na pele

A hiperpigmentação é um tipo de mancha que parece mais escura do que outras áreas da pele. É comum e geralmente inofensivo.

A hiperpigmentação pode ocorrer como resultado de fatores genéticos, danos causados ​​pelo sol ou cicatrizes de acne.

As sardas são um tipo de hiperpigmentação que uma pessoa pode herdar com tendência a desenvolver. 

Eles são pequenos pontos achatados que podem ser vermelhos, marrons, castanhos ou pretos. Eles podem aparecer em qualquer parte do corpo.

As manchas solares ou “manchas da idade” são outro tipo de hiperpigmentação. Essas pequenas manchas ou manchas podem se desenvolver em áreas da pele que ficam muito expostas ao sol, como o rosto.

Cicatrizes de acne também podem causar manchas escuras na pele após ela desaparecer.

O melasma é um tipo de hiperpigmentação que pode se desenvolver durante a gravidez ou quando uma pessoa toma controle pílulas anticoncepcionais com hormônios.

As mudanças hormonais que ocorrem levam a um aumento da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele. A superprodução de melanina pode tornar a pele mais escura.

Leia também::: Quem tem melasma pode fazer microagulhamento?

As manchas desaparecem por conta própria?

Quando se trata de manchas no rosto, a maioria é inofensiva e desaparece com o tempo. Nossa pele inicia seu mecanismo de defesa para se livrar deles assim que ocorrem. 

Mas pode levar semanas, meses ou anos para que desapareçam, dependendo do tipo de mancha e do tempo necessário para a cura.

Por isso, o mais indicado é que seja buscado o tratamento para clarear o rosto e deixar a pele sem manchas.

Procedimentos para deixar a pele sem manchas

As opções e soluções de remoção podem nos ajudar a obter um rosto sem manchas. Mas é importante visitar o seu dermatologista para descobrir a opção de tratamento certa para você.

Medicamentos tópicos

O dermatologista prescreve medicamentos tópicos como a primeira linha de tratamento contra manchas faciais comuns. 

Entretanto, no caso de manchas leves a médias, cremes tópicos ou loções contendo vitamina A são geralmente prescritos. Alguns exemplos incluem tretinoína, tazaroteno e adapaleno.

Os dermatologistas também sugerem o uso de cremes contendo peróxido de benzoíla e ácido salicílico para remover as manchas. 

Mas os cremes e géis tópicos atuam reduzindo a inflamação e matando as bactérias presentes dentro dos poros para ajudar a eliminar a mancha.

Peelings químicos 

Os peelings químicos são opções avançadas de tratamento da pele, usadas para remover a camada externa da pele. 

Peelings com diferentes dosagens de produtos químicos, leves, médios e profundos, são escolhidos com base na gravidade da mancha. 

Aliás, alguns peelings químicos populares usados ​​para se livrar das manchas são de ácido salicílico, de ácido lático, de ácido glicólico, entre outros.

Resurfacing a laser

O resurfacing a laser é uma opção eficaz a ser considerada na remoção de manchas escuras no rosto. 

Esse tratamento usa a energia da luz do laser para remover a camada superior da pele e também estimular as camadas inferiores na produção de colágeno. 

Mas dependendo da gravidade das manchas, mais de uma sessão de resurfacing a laser é necessária. 

Além disso, o tratamento é altamente eficaz na eliminação de cicatrizes de acne, manchas senis, descoloração devido à exposição excessiva ao sol, melhorando a textura da pele e também aumentando a elasticidade da pele.

Leia também::: Como escolher o melhor protetor solar para sua pele?

A prevenção é o melhor caminho

O ideal é procurar prevenir as manchas na pele, que incluem uma limpeza diária da pele. Ter uma dieta saudável rica em vitaminas C e E ajudará a manter sua pele saudável e sem manchas. Além disso, evite produtos lácteos, como leite, queijo e açúcares que podem contribuindo para a inflamação do seu corpo.

A saber, a proteção solar é de extrema importância para prevenir a ocorrência de manchas solares. Por isso, sempre use um filtro solar de amplo espectro para proteção contra os raios UVA e UVB.

Adote uma rotina de cuidados com a pele adequada de acordo com seu tipo de pele ou recomendada pelo dermatologista. 

Além disso, procure por produtos de maquiagem e cuidados com a pele sem oleosidade e não comedogênicos que não obstruam os poros

E por fim, é importante esfoliar a pele regularmente e manter os poros limpos. Esfoliantes suaves contendo ingredientes antibacterianos são considerados um dos melhores esfoliantes de rosto para manchas.

Com essas dicas e opções de tratamento, você terá uma pele sem manchas. Espero que tenha gostado do artigo e, caso sofra com manchas no rosto, agende uma consulta de avaliação no Instituto Erlacher!