You are currently viewing Qual é a proporção ideal para os lábios no preenchimento labial?

Alcançar o preenchimento labial perfeito requer não apenas habilidade e precisão, mas também um olhar apurado sobre harmonização facial.

É por isso que ao se realizar o preenchimento labial, é vital fazer um planejamento labial, no qual alguns pontos serão analisados. Entre eles, destaco a proporção labial, o perfil do paciente, e a exposição dentária.

Considerando estes aspectos, é possível chegar a um resultado fantástico e que o paciente vai amar! E para falar sobre a proporção ideal para o preenchimento labial, preparei o artigo abaixo. Confira!

A proporção áurea e seus lábios

A proporção áurea, também conhecida como “proporção divina” é um conceito matemático que afirma que a proporção esteticamente mais agradável entre dois objetos é 1:1.618. 

Mais precisamente, 1,618 é escrito como a letra grega phi (Φ). Esse conceito foi rastreado até o matemático grego Euclides, e talvez tenha sido mais famoso na ilustração da Proporção Divina de Leonardo da Vinci, escrita pelo matemático italiano Luca Pacioli.

Na natureza, esta proporção é muito proeminente. Pode ser visto no padrão em conchas de caracóis, folhas, pétalas de flores e anatomia humana. 

Também se aplica aos lábios humanos, onde o lábio inferior deve ser 1,618 maior que o lábio superior. 

Da mesma forma, o lábio superior deve sobressair 1,618 vezes mais que o lábio inferior quando visto de lado, e os lábios devem ser 1,618 vezes mais largos que a largura do nariz.

Com essa proporção em mente, um profissional de harmonização orofacial pode realçar a beleza natural de uma pessoa adicionando apenas o suficiente para chegar o mais próximo possível da proporção áurea. 

No entanto, exagerar nessa proporção pode resultar em “duck lips” (os populares bicos de pato). 

Em resumo, esta é uma das razões pelas quais é tão importante fazer um planejamento orofacial antes de iniciar o procedimento de preenchimento labial.

Leia também::: A importância do conhecimento da anatomia da face

Estrutura facial

Ao longo dos últimos anos, o aumento dos lábios tornou-se um dos procedimentos cosméticos mais populares, com pessoas que procuram obter lábios mais bonitos. 

Porém, toda vez que alguém procura pelo procedimento, mais que considerar a proporção áurea, devemos ter em mente que o formato ideal dos lábios varia de acordo com a estrutura facial. 

Mas vale frisar que os lábios são um componente integral da simetria e estética geral do seu rosto, e alcançar resultados de aparência natural requer uma consideração cuidadosa de seus outros recursos. 

Essencialmente, os lábios devem permanecer proporcionais com as outras características faciais para alcançar a simetria dentro de um processo de harmonização facial. 

Leia também::: Preenchimento labial: 3 erros para você evitar

Busque sua melhor versão!

Quando se fala em preenchimento labial perfeito, é preciso considerar as características únicas de cada pessoa no processo de planejamento facial.

É ele que determinará exatamente qual o preenchimento indicado, considerando ainda que cada lábio é único, tem seu desenho e suas particularidades. 

Por isso não podemos transformar um tipo de lábio em outro. Inclusive, é o tipo de lábio que define o uso de cânula ou agulha.

Dessa forma, podemos dizer que a proporção ideal para os lábios no preenchimento labial é aquele que melhor equilibra os elementos do rosto, ocasionando uma sensação aprazível quando ela se olha no espelho.

E caso queira saber mais sobre preenchimento labial, técnicas de harmonização orofacial, e dicas de saúde, siga também meu canal do Youtube!