Você está visualizando atualmente Ácido hialurônico ou bioestimulador: como escolher?

Ácido hialurônico ou bioestimulador? Esta é uma pergunta bastante frequente que recebo, seja na minha clínica ou pelas redes sociais. E confesso que também tive dificuldades em definir quando utilizar um ou outro.

A partir dos 30 anos inicia o processo de envelhecimento da pele, e após essa idade começamos a perder colágeno e outras estruturas que dão sustentação à face. 

Com o passar dos anos, é necessário estimular a produção de colágeno e essa é uma das funções do bioestimulador. 

Ou seja, a escolha não é tão simples, e é sobre o ácido hialurônico ou bioestimulador que falo no artigo abaixo. Confira e saiba como escolher!

O que é o envelhecimento?

Antes de entrarmos no tema, é preciso falar um pouquinho sobre envelhecimento. 

Antes dos 30 anos, a nossa pele está com um viso lindo, há brilho, temos poucas marcas. Ou seja, ainda não entramos no processo de perda de colágeno, que vai iniciar após os 30 anos.

Antes desse período não é necessário o estímulo da produção de mais colágeno. Esse estímulo é feito com o bioestimuador, que é um produto biocompatível e que ao ser injetado no corpo, nosso organismo entenderá que ele faz parte do meio.

Portanto, como é um produto considerado natural, não vai gerar uma resposta de corpo estranho. E dessa forma, o organismo não vai querer expulsá-lo. É por isso que chamamos de biocompatível.

Há alguns tipos de bioestimuladores, como o Sculpra, o Radiesse. Ou seja, posso escolher um produto que é só bioestimulador e que não vai criar volume na face, como o Sculpra

O que é o bioestimulador?

O bioestimulador é um produto biocompatível, ou seja, posso injetá-lo sem que o organismo reaja como se fosse um corpo estranho. 

Existem alguns tipos de bioestimuladores, como Sculptra e Radiesse, inclusive, já falei sobre eles lá no meu canal do Youtube.

Para escolher entre o ácido hialurônico ou bioestimulador, é necessária uma avaliação, e um dos pontos que deve ser considerados é a necessidade de repor alguma estrutura da face. 

Além disso, há regiões como olheiras, nariz e lábios, é mais indicado o uso de ácido hialurônico.

Ao perceber a flacidez da pele, já é possível associar o bioestimulador ao ácido hialurônico para preencher e estimular o colágeno na região. 

Para isso, eu utilizo a técnica do MD Codes, sempre visando o melhor resultado. Em regiões como o zigomático, mandíbula e queixo eu costumo utilizar somente bioestimulador. 

Outro fator que deve ser levado em conta antes da escolha é a experiência do profissional que fará o procedimento.

Quando mais capacitado e treinado, melhor serão os resultados alcançados durante o procedimento.

Preenchimento da pele

Mas também posso escolher um produto que vai atuar no preenchimento. Com o envelhecimento, temos a perda de volume de gordura, de volume de osso. 

Aí, ao mesmo tempo que tenho a perda de gordura, será necessário o estímulo do colágeno. E esse é um ponto que nos fará escolher entre o ácido hialurônico ou bioestimulador. 

Outro ponto é que o bioestimulador não tem antídoto. Por isso é preciso avaliar a região onde será aplicado, se anatomicamente ela tem um risco mais acentuado. 

Por exemplo no nariz, olheiras, será que devemos fazer nessa região o bioestimulador?

Existem algumas regiões, independente da pele estar flácida ou não, obrigatoriamente precisamos ter segurança para fazer o preenchimento. Então nessas regiões irei usar o ácido hialurônico. 

Principalmente em olheiras, na rinomodelação, e nos lábios. Nessas regiões, independente da faixa etária, da fase de envelhecimento e da qualidade da pele, nessas regiões só usamos ácido hialurônico.

Mescla de produtos

A partir dos 30 anos, onde já há uma perda de colágeno, onde já estamos gastando mais colágeno do que produzimos, será possível mesclar o uso de bioestimulador. 

Se ao pegarmos na pele e sentir que há uma flacidez, porque não associar o ácido hialurônico com o bioestimulador? 

Para reestruturar profundamente a pele eu uso o ácido hialurônico, já que os bioestimuladores não possuem a mesma grossura para sustentar e causar um efeito de lifiting na face.

Mas por cima deles, no subcutâneo, eu uso os bioestimuladores. Ou seja, eu posso associar os dois.

Leia também::: As diferenças entre toxina botulínica e ácido hialurônico nos procedimentos estéticos

Desvantagens dos bioestimuadores

Outra desvantagem do bioestimulador é que eles contém uma substância chamada de carboximetilcelulose, que é uma substância em pouquíssimo tempo desaparece.

Ou seja, quando aplicado, em pouquíssimo tempo temos o efeito UAU, mas logo depois ela desaparece e a pele murcha. 

Por cerca de 90 dias o carboximetilcelulose estará estimulando o colágeno, aí após esse período grande parte das pessoas tem perda do volume inicial. Essa é uma das grandes desvantagens dos bioestimuladores.

Pode ser que daqui a 90 dias seja necessário retocar. É preciso que isso seja deixado bastante claro para o paciente, que após esse período será preciso retocar o bioestimulador.

Claro que outros fatores também precisam ser considerados e há variação entre as pessoas. 

É preciso considerar se a pessoa está com seus níveis de vitamina no corpo em dia, os hormônios estão legais, será que não serão necessários associar outros tratamentos para aumentar o estímulo de colágeno. Tudo isso precisa ser considerado e analisado com o paciente.

Desvantagens do ácido hialurônico

Mas se tenho perda de volume e flacidez associada, em regiões seguras como o zigomático, a mandíbula, o queixo, é possível usar o bioestimulador.

Em regiões onde há mais perigo, que são as regiões centrais, como têmpora, nariz, olheira, lábios, eu mesmo só uso o ácido hialurônico. 

E como disse, é possível usar os dois, eles são amigos, e não inimigos, e um vai complementar o outro.

Existe também um produto novo no mercado, chamado de Harmoni-K. Ele usa esse defeito do bioestimulador, mas que perde volume após 90 dias, e adicionaram a estabilidade do ácido hialurônico.

As desvantagens do ácido hialurônico são:

  • Durabilidade menor
  • Não estimula o colágeno
  • Não requer muita experiência

Com o Harmoni-K, eles uniram a qualidade do ácido hialurônico, que é a estabilidade de preenchimento, com a perda de volume da hidroxiapatita de cálcio, que é o bioestimulador. Ou seja, eles uniram a hidroxiapatita com o ácido hialurônico e fizeram um produto só.

Leia também::: Os princípios do 3 Magic

Cada paciente é único!

Mas o que deixo para vocês é que ao fazer a escolha entre o ácido hialurônico ou bioestimulador, considere a qualidade da pele e perda de volume do paciente.

Por exemplo, se a pele é boa, independente da idade, não há necessidade de repor colágeno. 

Mas se a pele está flácida, e há perda de volume, com certeza a melhor escolha será o bioestimulador.

É preciso também considerar a região onde será aplicada, se é perigosa ou não. A experiência do profissional também contará muito. 

Com o tempo, conforme sua curva de aprendizagem sobe, você poderá usar os bioestimuladores que vão durar mais, vão estimular a produção de colágeno e seu paciente ficará mais satisfeito e você o fidelizará, que é o mais importante.

Espero que tenha respondido a pergunta sobre ácido hialurônico ou bioestimulador. E caso queira aprofundar seu conhecimento em preenchimento facial, confira meu canal do Youtube!