Você está visualizando atualmente Por que podem surgir hematomas na área preenchida?

Durante a harmonização facial, uma das substâncias utilizadas são os preenchedores, em especial o ácido hialurônico. E diante do procedimento, podem surgir hematomas.

Os preenchimentos faciais são um procedimento estético muito popular, pois os resultados são muito naturais. 

Principalmente se forem aplicados da forma correta, e se for uma substância não permanente, que é reabsorvida pela pele em aproximadamente 6 a 12 meses.

Como mencionei, o ácido hialurônico é o principal componente utilizado nos preenchedores faciais, pois retém o nível de hidratação; além de estimular a produção de colágeno na pele, retardando o aspecto de envelhecimento. 

Esta substância pode ser aplicada em rugas e sulcos nasolabiais, para criar volume nas maçãs do rosto, mento, queixo, e nos lábios como preenchimento para criar simetria e volume.

Mas no artigo de hoje o foco é falar sobre os hematomas que podem surgir durante um procedimento de harmonização facial, e como evitar que isso aconteça. Siga a leitura e confira!

Como os hematomas se formam?

O hematoma, também chamado de equimose, é causado pela ruptura de pequenos vasos sanguíneos.

Esse consequente extravasamento de sangue para os tecidos da pele, resultam em uma contusão visível que pode ser ainda mais evidente por outros fluidos que causam inflamação. 

Por exemplo, quando nos damos um golpe ou por ação da agulha ao entrar na pele, os capilares (pequenos vasos sanguíneos) se rompem produzindo sangramento. 

Esse sangue se acumula sob a pele e produz primeiro uma cor vermelha, devido à hemoglobina. Após, forma uma cor violeta-púrpura e finalmente a cor amarela devido à predominância da bilirrubina.

É importante preparar a pele antes do tratamento para prevenir o seu aparecimento ou torná-la o mais leve possível.

Se essas alterações epidérmicas aparecerem após o tratamento, deve-se levar em conta que podem levar em média de 2 a 4 semanas para sumirem. 

Mas existem alguns tratamentos que possibilitam acelerar seu desaparecimento, auxiliando no processo natural do corpo para descongestionar, desinflar a pele e eliminar hematomas.

Como prevenir os hematomas na harmonização facial?

Existem áreas que são mais propensas a hematomas, como ao redor dos olhos. Para minimizar esse risco, é possível usar microcânulas, que são agulhas rombas que não rompem o tecido. Por isso é muito raro ter hematomas.

É possível observar pequenos hematomas nas áreas de penetração da agulha da microcânula, que são perfeitamente maquiáveis. Ou seja, não deixam grandes áreas marcadas no rosto.

Além disso, após a aplicação é fundamental evitar abaixar a cabeça nas primeiras horas. Isso ajudará a evitar o inchaço e o surgimento de hematomas.

E aja com calma, porque todo tratamento tem seu processo, e a impaciência, às vezes, a única coisa que consegue é prejudicar o estado de saúde.

Leia também::: Cuidados após fazer o preenchimento labial

Siga as orientações do profissional

E finalmente, siga sempre as orientações do profissional que fez a harmonização facial, para evitar qualquer tipo de hematoma ou qualquer outra intercorrência.

Por fim, espero que tenham gostado do artigo sobre o que são os hematomas nas áreas preenchidas e como evitá-las ou reduzi-las durante a harmonização facial. E para mais dicas e muita informação, me siga também no Instagram, Facebook e Youtube!