Você está visualizando atualmente Envelhecimento: Como o formato do rosto muda conforme a idade

Você já se olhou no espelho e percebeu que seu rosto está ficando QUADRADO? Isso acontece mesmo e se chama Quadralização Facial. Trata-se de uma mudança que ocorre no contorno facial decorrente do envelhecimento.

Quando somos jovens, nosso rosto tem a forma de um trapézio invertido, com maçãs do rosto bem definidas e proeminentes. Essa forma representa o equilíbrio facial, percebido pela relação entre a região das bochechas mais largas que a região da mandíbula e queixo.

Porém, com o passar dos anos, a ação do tempo muda a estrutura facial fazendo com que os contornos e o volume sejam perdidos, invertendo aquele aspecto triangular, deixando o rosto quadrado e sem formas definidas.

Isso tudo ocorre , principalmente devido a 4 motivos:

1- As fibras elásticas e colágenas perdem sua forma original resultando em perda da elasticidade da pele.
2- Ação dos músculos depressores que “puxam” a face para baixo. Isso dá um aspecto aborrecido, cansado e triste. (BULDOGUE)
3- Diminuição e Migração dos compartimentos de gordura facial. A gordura se desloca para frente e para baixo.
4- Perda de sustentação profunda devido à remodelação óssea. Há perda de massa óssea em todo o corpo, inclusive os ossos da face, sabia?

Além do mais, a pele do rosto é mais sensível e fina do que a do restante do corpo, por isso necessita de cuidados especiais. E a mandíbula é um excelente exemplo para este processo, pois começa a diminuir seu volume global e a flacidez se torna um pouco mais perceptível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aliado a isso, percebemos uma redução do volume dentário que também é determinante na transformação da face.

 Mas então, o que podemos fazer?

Técnicas avançadas de preenchimento e estimulação do colágeno podem trazer um remodelamento facial através de uma reestruturação óssea.

 Produtos de alta reologia (mais espessos) são depositados bem próximo ao osso que sofreu perda da massa, criando pontos de suporte para as estruturas anatômicas mais superficiais, diminuindo a impressão de flacidez.

Mas é claro que manter os cuidados odontológicos é essencial para prevenção da perda da massa dentária e manutenção da estabilidade e proporcionalidade do terço inferior da face!

Se você teme as dolorosas cirurgias, o Lifting com fios de PDO pode ser a solução para manter-se jovem apesar do tempo!

Como é feito o procedimento? 

O método consiste na introdução de pequenas agulhas que servem para posicionar o fio debaixo da pele. Para o uso de suspensão, a retirada da agulha é acompanhada da tração do tecido que se ergue imediatamente.

Quando aplicado para estimular o colágeno em busca de uma pele mais firme, os fios são introduzidos em diversas direções, construindo uma rede, que será substituída por colágeno através da absorção dos fios. 

Ou seja, com a técnica dos fios de PDO é possível rejuvenescer a pele resgatando a matriz de colágeno.

O Preenchimento de mandíbula – e malar – masculino ainda é um mistério para muitos pacientes e profissionais. Clique aqui para ler mais! 

Versátil, de fácil aplicação e com baixo índice de intercorrência os fios de PDO vem ganhando espaço consagrado nas técnicas de rejuvenescimento tissular, entre outros.

O processo inflamatório que ele gera induz a formação de uma rede de colágeno mais firme, os benefícios refletem até mesmo na melhora da característica de epiderme.

Qual a duração dos fios?

Eles duram em torno de 8 meses, porém, a fibrose gerada em torno de cada fio ainda irá manter o resultado gerado.

Os mesmos podem até ser combinado e/ou complementados com outras técnicas como preenchimento com ácido hialurônico MDCODES, Botox, vitaminas, entre outros para se obter resultados ainda melhores. Garante um efeito natural e não causa deformações ou alterações na fisionomia!

Flacidez no rosto e pescoço tem solução?

Com os avanços tecnológicos da odontologia estética é possível devolver a sustentação dos músculos faciais, rejuvenescendo o sorriso e amenizando rugas na região labial, bochechas, papadas e até mesmo pálpebras caídas através de procedimentos que integram estética e funcionalidade.

Na busca dos melhores resultados, os profissionais especializados em Estética Orofacial estão preparados para indicar e aplicar em segurança os melhores procedimentos para seu caso.

Agende uma consulta de avaliação comigo clicando aqui.

Até breve!

 Dr Vítor Erlacher