Você está visualizando atualmente O que causa olheiras e como tratá-las?

Muitas vezes as pessoas pensam que as olheiras são devidas ao cansaço e à falta de sono. Embora isso possa ser uma das causas, há outras razões para as olheiras, como alergias ou o processo natural de envelhecimento.

Saber o que causa olheiras é o primeiro passo para tratá-las. Além disso, essas manchas podem ser roxas ou azuis, castanhas escuras ou pretas, variando conforme a cor da pele.

Esses círculos raramente são motivo de preocupação, mas as pessoas podem querer reduzir sua aparência por motivos cosméticos.

Em alguns casos, as olheiras podem indicar a necessidade de mudanças no estilo de vida, como melhorias nos hábitos de sono ou na dieta alimentar.

O que causa olheiras?

A área sob os olhos pode parecer mais escura devido a vasos sanguíneos contraídos que causam hiperpigmentação. 

Pode ser também devido à diminuição da espessura – o chamado adelgaçamento — da pele ao redor dos olhos.

Entre as causas das olheiras, estão:

  • falta de sono ou hábitos ruins de sono
  • alergias ou rinite alérgica
  • hiperpigmentação, que acontece quando o corpo produz mais melanina
  • níveis reduzidos de tecido adiposo ao redor dos olhos
  • afinamento da pele sob os olhos
  • anemia por deficiência de ferro
  • superexposição à luz solar
  • fricção frequente dos olhos
  • envelhecimento
  • ser fumante
  • genes herdados
  • doenças da tireoide
  • desidratação
  • dermatite

Há, também, alguns fatores de risco para olheiras, tais como:

Idade avançada 

A perda de tecido adiposo e o enfraquecimento da pele ao redor dos olhos fazem parte do processo de envelhecimento. 

Essas alterações podem fazer com que as olheiras pareçam mais definidas em adultos mais velhos. 

Etnia

Além disso, olheiras são mais comuns em pessoas com tons de pele mais escuros. Acredita-se que esse fator de risco seja devido a mudanças na pigmentação.

Genética 

Olheiras podem ser hereditárias. Pesquisa descobriu que se alguém tem olheiras, elas também aparecem em alguns outros membros da família.

Leia também::: O que é preenchimento de olheira?

Como tratá-las?

O tratamento para as olheiras depende do tipo e intensidade. Ou seja, cada caso precisará de uma avaliação do profissional para determinar a melhor intervenção. 

Por exemplo, no caso de olheiras profundas, indico o preenchimento com ácido hialurônico. Mas esse procedimento, quando feito com delicadeza e precisão, devolverá ao paciente seu olhar jovem e descansado. 

Aliás, nos casos de alteração na cor da pele, também indico como tratamento os peelings e tratamentos com laser.  

Claro que em casos mais leves é possível tratar as olheiras com cremes clareadores. 

Além disso, uma rotina com hábitos saudáveis é sempre indicada não só para o corpo e mente, mas também na prevenção das olheiras. Também ajuda na redução das já existentes.

Use filtro solar!

A dica extra é o uso do filtro solar. Como ficou famosa nas palavras de Pedro Bial, o uso do protetor, como é óbvio, ajuda a proteger a pele. Além disso, recomendo usar como aliado um bom hidratante, manter-se sempre hidratado, evitar o tabagismo e o excesso de bebidas com álcool.

Portanto, entender o que causa olheiras é muito importante para que o melhor tratamento seja aplicado. Além disso, a mudança nos hábitos podem impedir seu aumento, ou então que elas até mesmo venham a surgir.

Espero que tenha tirado suas dúvidas sobre o que causa olheiras, e como tratá-las. E para mais dicas e informações, me siga nas redes sociais. Estou no Facebook, Instagram e Youtube!