Você está visualizando atualmente Qual o melhor tratamento para eliminar a acne?

Buscar o melhor tratamento para eliminar a acne é um desafio para quem tem esse problema de pele. Afinal, ela impacta principalmente o rosto e afeta a autoestima de algumas pessoas.

Mas engana-se quem pensa que a acne é algo que acontece apenas na nossa adolescência! Cada vez mais, homens e mulheres adultas sofrem com esse problema.

No artigo abaixo, preparamos uma lista com algumas formas de tratamento para eliminar a acne. Então prossiga a leitura e confira!

O que causa a acne?

As espinhas se formam quando o óleo e as células mortas da pele se combinam para formar um tampão que bloqueia os poros. 

Normalmente, a sua pele perde naturalmente as células mortas. Mas se seu corpo produz muito sebo (óleo), essas células podem ficar presas em seus poros.

Às vezes, a bactéria Cutibacterium acnes (às vezes chamada de Propionibacteria acnes) também fica presa no poro, onde se multiplica. 

Como a bactéria que vive naturalmente na pele cresce demais dentro deste folículo obstruído, a área fica inflamada e é aí que você começa a ver pápulas, pústulas e lesões císticas, que dão origem a acne.

Tratamento para eliminar a acne

Determinar o melhor tratamento para acne depende do tipo de da gravidade da inflamação. Um dermatologista examinará atentamente sua pele para ver qual dos diferentes tipos de lesões aparecem:

  • Acne não inflamatória leve (também conhecida como acne comedonal) inclui espinhas e cravos pretos.
  • A acne inflamatória moderada inclui pápulas e pústulas.
  • A acne inflamatória grave inclui nódulos e cistos.

Por fim, a acne não inflamatória geralmente pode ser eliminada com produtos para a pele contendo ingredientes ativos como ácido salicílico e peróxido de benzoíla, ou retinóides tópicos.

Embora pápulas e pústulas possam desaparecer apenas com produtos para a pele, a acne inflamatória tem maior probabilidade de causar cicatrizes. 

Portanto, consultar um dermatologista é a melhor maneira de limpar a acne e prevenir cicatrizes no rosto.

Leia também::: Queda de cabelo tem prevenção?

Produtos para serem usados

Não existe uma solução única para a acne. Por isso, é necessário seguir a orientação do dermatologista. Mas as principais opções de tratamento são:

1. Ácido salicílico

O ácido salicílico é a solução ideal para pré-adolescentes com espinhas. E percorrendo os corredores da drogaria, você o encontrará como o ingrediente ativo na maioria dos produtos rotulados como “lavagem contra acne” ou “tratamento local”. 

O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) que age dissolvendo o excesso de óleo e esfoliando suavemente as células mortas da pele.

O ácido salicílico também tem propriedades anti-inflamatórias para ajudar nas erupções císticas inflamadas que podem ocorrer quando bloqueios profundos nos folículos pilosos rompem sob a pele. 

2. Ácido glicólico

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) que esfolia suavemente a pele, ajudando a eliminar as células mortas da pele que podem obstruir os poros. 

Tal como acontece com o ácido salicílico, você pode encontrar glicólico em peelings, hidratantes e soros de cuidados para a pele

3. Ácido láctico

Assim como o ácido glicólico, o ácido láctico é um AHA, o que significa que funciona como um esfoliante químico na pele. 

No entanto, geralmente é mais suave do que o ácido glicólico, por isso é uma boa opção para pessoas que desejam usar um ácido esfoliante, mas têm a pele mais sensível. 

O ácido láctico também é um umectante, o que significa que atrai água para si mesmo e pode ser hidratante. 

Portanto, para aqueles com pele seca ou sensível, esfoliantes com ácido láctico funcionariam bem sem serem muito irritantes.

4. Retinol

Você provavelmente já ouviu falar dos benefícios dos cremes retinóides para o anti-envelhecimento, mas essas formas de vitamina também são eficientes no tratamento da acne. 

Ou seja, eles fazem com que as células da pele mudem mais rapidamente, diminuem a produção de óleo e ajudam a esfoliar a pele. Outro benefício: a acne é inflamação e os retinóides são anti-inflamatórios.

5. Isotretinoína

A isotretinoína é um retinóide particularmente forte. Tem uma reputação mista, mas entre os dermatologistas é a solução para pacientes com acne grave. 

Comumente conhecido como Roacutan, a isotretinoína é um retinóide oral e tem todos os benefícios de um retinol tópico, mas é ainda mais forte.

É especialmente bom para acne cística em mulheres e acne corporal em homens. Mas a isotretinoína tem avaliações mistas por um motivo. Isso torna a pele super seca e sensível, o que significa que é importante manter hidratantes e protetor labial por perto durante o tratamento. 

Leia também::: Quais os cuidados após os peelings faciais?

Cuide da sua pele

A acne é uma das doenças de pele mais comuns, mas encontrar um tratamento para eliminar a acne de forma eficaz requer sempre o conhecimento técnico de um especialista.

Os produtos para o cuidado da pele contendo ingredientes ativos como os listados acima podem servir como um trampolim para melhorar a acne leve a moderada.

Mas para acne moderada a grave, geralmente é necessária uma visita ao consultório de um dermatologista, que pode receitar um tratamento mais adequado.

Esperamos que tenham gostado do artigo e, para mais dicas e muita informação, siga também o canal do Dr Vitor Erlacher no Youtube. E não esqueçam de seguir o canal para receberem todas as novidades!