You are currently viewing Sleep lines: como prevenir e tratar as rugas do sono?

As rugas, linhas e dobras que se formam na pele são uma parte natural do envelhecimento. Mas no caso das sleep lines, ou “rugas do sono”, há como prevenir seu surgimento.

De modo geral, as rugas são mais proeminentes na pele exposta ao sol, como rosto, pescoço, mãos e antebraços.

Além das rugas de expressão, são conhecidas as que se formam na hora de dormir, também chamadas de sleep lines. Estas últimas diferem das de expressão por serem verticais no rosto e pescoço e em ambas as direções no colo.

No artigo abaixo, explico melhor o que são as rugas do sono, como preveni-las e tratá-las. Siga a leitura e confira!

O que causa as sleep lines?

Dormir de bruços é a posição que mais afeta esse tipo de rugas, pois obstrui os folículos da pele, afeta a circulação e a retenção de líquidos. 

Mas se o hábito for dormir de lado, aparecerão rugas nas maçãs do rosto, queixo e colo devido à pressão contra o travesseiro e à torção entre os lençóis.

Além disso, o sulco nasolabial é uma das áreas onde as rugas prematuras são mais intensas. 

Dependendo do lado em que você dorme, um lado do rosto sofrerá mais as consequências do tempo do que o outro.

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Como prevenir?

A postura recomendada para evitar rugas é dormir de costas, pois favorece a respiração e não causa pressão na pele do rosto.

Além disso, a roupa de cama é um fator chave para evitar as “rugas do sono”. É aconselhável usar fronhas e lençóis com tecido micro-respirável e macio, como seda ou cetim. O algodão é o tecido mais comum, mas adere muito mais à pele.

Para prevenir rugas nada melhor do que massagear o rosto. Da mesma forma que você sofre de contraturas nas costas ou dores nas articulações, o rosto sofre com as tensões diárias, os músculos ficam rígidos e isso favorece o aparecimento de rugas prematuras. O ideal é realizar uma automassagem todas as noites no rosto e pescoço.

Ademais, dormir as horas necessárias e descansar corretamente também é essencial para a pele. Afinal, à noite os níveis do hormônio do sono aumentam e os de cortisol, o hormônio do estresse, diminuem.

Nesse estado, a pele concentra sua atividade na eliminação de toxinas acumuladas durante o dia, recuperando seu pH e se reparando aumentando a elastina e o colágeno. Portanto, um bom descanso é essencial para uma pele renovada. 

Como é o tratamento

Nos casos em que as sleel lines já estão visíveis, o tratamento para suaviza-las é bastante indicado. 

Para isso, se usam preenchimentos com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno. Isso preencherá as marcas e proporcionará uma pele sem marcas.

Outra opção é o Skinbooster. Ele é um tratamento que aplica ácido hialurônico sobre a pele, e devolve a hidratação e a firmeza, melhorando a elasticidade e promovendo um efeito de alívio das rugas.

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É muito importante lembrar que cada caso terá um tipo de tratamento que irá se enquadrar melhor. 

Por isso, é necessária a avaliação de um profissional capacitado e especializado, que poderá prescrever o tratamento mais indicado para você! 

Espero ter tirado as dúvidas sobre o que são as sleep lines e como podem ser prevenir e tratá-las. E para agendar uma consulta de avaliação para dar fim às suas rugas, basta clicar no botão abaixo!